A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) vem a público reforçar a importância da vacinação para a população contra o Sars-CoV-2. Diante do aumento de casos de Covid-19 no país e o colapso do sistema público em Manaus, é importante destacar que a única forma de prevenção da doença é a vacinação.
A autorização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), no último domingo (17), para uso emergencial das vacinas de Oxford/AstraZeneca e CoronaVac contra o Sars-CoV-2 nos enchem de esperança. No entanto, o combate à Covid-19 passa pela mudança de comportamento da população, sem a qual, mesmo com a vacina, compromete todo o processo.
Por isso, precisamos manter o uso correto de máscara, distanciamento social e higienização frequente das mãos.
As vacinas possuem potencial de evitar a Covid-19 grave, reduzindo internações hospitalares, necessidade de oxigenioterapia, admissões em unidades de terapia intensiva e óbito e, assim, ajudam a controlar a pior crise sanitária dos últimos cem anos.
Caso apresente algum sintoma de Covid-19, ou tenha contato com caso positivo, procure atendimento médico imediato. Tão logo os primeiros sinais sejam percebidos, com o tratamento adequado e o atendimento necessário, consegue-se evitar o agravamento da doença. Vale ressaltar que a prescrição de medicamentos para Covid-19 deve ser feita por um médico.
Dr. Eduardo Baptistella
Diretor Presidente da ABORL-CCF
Gestão 2021