Sou
PACIENTE

Fim de semana que deu início ao 50º Congresso Brasileiro contou com intensas atividades

A solenidade de abertura, promovida na manhã do sábado, 21, foi conduzida pelo presidente da ABORL-CCF, Dr. Geraldo Druck Sant’Anna. Após dar boas-vindas aos participantes, ele fez questão de ressaltar o esforço de todos os envolvidos para que o evento pudesse sair do papel e ser efetivamente realizado. Fez também um resumo com as principais ações promovidas pela gestão durante o ano e homenageou membros da Associação que contribuíram com sua administração ao longo de 2020. O presidente da ABORL-CCF falou ainda sobre a expectativa em relação ao Congresso. “Desejamos um evento repleto de aprendizado com a programação científica que preparamos e a presença de grandes nomes da otorrinolaringologia brasileira e internacional. Diversos temas relevantes de debates, discussão de casos clínicos, atividades no formato híbrido, temas da Defesa Profissional, Dia a Dia do Consultório, entre muitas outras atividades fazem parte do programa”, declarou Dr. Geraldo Druck Sant’Anna.

Por fim, transferiu a medalha presidencial ao primeiro vice-presidente da Associação, Dr. Eduardo Baptistella, que assume a presidência da entidade em janeiro próximo. “É uma grande honra estar aqui, agradeço a todos que me ajudaram a chegar à presidência da ABORL-CCF. Retribuirei com esforço e trabalho para que nossa especialidade cresça e tenha cada vez mais representatividade. Para 2021, desenvolvemos um plano de gestão focado em trazer nosso paciente de volta ao consultório, além de criar uma grande retomada de nossos eventos e de nossa defesa da especialidade. Vamos atuar em várias frentes, tais como: biosegurança para os otorrinolaringologistas e seus consultórios, melhora das tabelas de remuneração, criação de uma escala de pagamentos de planos de saúde, entre outras. A Associação é de todos, e assim será a nossa gestão. Estaremos abertos ao diálogo e a receber sugestões de cada um de vocês. Vamos, ainda, estar próximos das Sociedades Regionais, pois nossa força vem da união”, resumiu Dr. Eduardo Baptistella.

Encerrada a solenidade de abertura, os trabalhos foram iniciados nas 10 salas virtuais montadas e disponibilizadas aos mais de 4 mil médicos participantes, com conteúdo diverso e aprofundado. Ao todo, 18 áreas fazem parte da programação: ORL Pediátrica, Laringologia, Cirurgia Plástica da Face, Medicina do Sono, Otologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Rinologia, Otoneurologia, Estomatologia, Foniatria, Alergia, Crânio Maxilo Facial, ORL Geriátrica, Medicina do Trabalho, Medicina Aeroespacial, Eletroneurofisiologia, Defesa Profissional e Dia a Dia do Consultório.

Os trabalhos seguiram na manhã de domingo. Na sala de Otologia, ocorreu uma palestra especial, conduzida pelo Dr. Sady Selaimen da Costa e coordenada pelo Dr. Miguel Angelo Hyppolito, que revisitou os 100 anos da supraespecialidade no Brasil. A sala de ORL Pediátrica abordou “o uso de novas tecnologias nas adenotonsilectomias”, a sala da Laringologia tratou da “mudança de frequência vocal”, e a sala da Rinologia discutiu sobre “tratamento crúrgico da obstrução nasal”.

Houve ainda atualização em rinites, processamento auditivo central, o futuro da terapia na apneia obstrutiva do sono, estenoses laringotraqueais, a telemedicina na otorrinolaringologia, entre muitos outros temas.

Promovido simultaneamente ao 50º Congresso Brasileiro, o Joint Meeting da Academia Americana também teve atividades realizadas neste final de semana. A sala destinada à programação do evento discutiu, entre outros temas, “Terapia medicamentosa do ouvido interno”, que contou com coordenação do presidente da Sociedade Brasileira de Otologia, Dr. Edson Ibrahim Mitre e palestras do Dr. Ektor Tsuneo Onishi, e dos convidados internacionais Dr. Michael Hoffer e Dr. Brian McKinnon. A atividade contou com tradução simultânea, assim como todas as palestras promovidas em língua estrangeira.

A partir desta segunda-feira e até a próxima sexta-feira, os trabalhos serão realizados em cinco salas concomitantes, com alternância de temas entre todas as supraespecialidades em discussão, no horário sempre entre às 19h e às 21h.

Login do ASSOCIADO

Eu concordo com as politicas de privacidade

Ler termos

plugins premium WordPress