Sou
PACIENTE

Manifesto ABORL-CCF – Semana de Conscientização Antimicrobiana

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, ciente da importância do tema e do potencial impacto de sua adesão às manifestações relacionadas à Campanha internacional da OMS, ratificou seu compromisso e, de certa forma, o compromisso de todos nós, Otorrinolaringologistas brasileiros, com a educação, consciência e exemplo no uso desses medicamentos tão valiosos para toda sociedade. Afinal, mais da METADE das justificativas para o uso dessas drogas entre humanos está nas inflamações/infecções das vias aéreas superiores, em um cenário onde mais de 50% das prescrições, mesmo em países desenvolvidos, é INADEQUADA.

O apoio e a parceria irrestritos da indústria farmacêutica da dimensão da magnitude e relevância desse problema. Assim, uma série de iniciativas desenvolvidas pela ABORL-CCF foram desenvolvidas ao longo da Semana. Dentre elas, podemos destacar:

 PODCAST para o público leigo: clique aqui

 LIVE aberta a sócios e não sócios da ABORL-CCF; clique aqui

 Diversas INSERÇÕES sobre a Campanha durante o 50º Congresso Brasileiro de ORL marcaram as atividades da semana;

Publicação em diversas mídias a respeito: (Agência de Notícias DINO, O Globo, Portal Terra, Comunique-se, Hospitais Brasil, Jornal a Gazeta de Brasília, Por Dentro de Minas, Agência de Noticias Paraná, Falando da Notícia, Jornal O Semanário, Capital em Foco, Diário do Porto, Negócios em Foco, Mundo do Marketing, entre outros.

 Programa Atualidade, da Rádio Gaúcha, ratificou o espaço a ser preenchido com qualidade por instituições como a ABORL-CCF apontando o caminho.

Entretanto, apesar de todas essas iniciativas, infelizmente está claro que os números assustadores, as perspectivas nebulosas e o conhecimento acerca das indicações corretas para uso dos antibióticos nas vias aéreas superiores, não é um caminho suficiente para mudança dessa realidade. Ao que tudo indica, essa construção passa pelo desafio de mudarmos o comportamento dos seres humanos.

Pela primeira vez, esse tema específico foi discutido pela ABORL-CCF, aproveitando experiências e trabalhos científicos em outras áreas da medicina e até do marketing empresarial. Conforme palavras de nosso convidado, Dr. André Zimerman, precisamos TORNAR FÁCIL O CERTO, ESTIMULAR A COERÊNCIA E LEMBRAR DO APELO SOCIAL. Ou seja, em paralelo com a educação continuada, médica e da população, teremos de sentar com todos os participes dessa realidade e encontrar uma linguagem, normas, e até na formulação de leis, com quem as cria, que estimulem esse tripé para não só melhorarmos a vexatória realidade específica dos antimicrobianos, como poder interferir positivamente em tantas outras questões nitidamente carentes de uma diminuição entre o que se sabe e o que se faz na prática.

Contamos com todos nesse processo enriquecedor pela busca de uma sociedade melhor!

Login do ASSOCIADO

Eu concordo com as politicas de privacidade

Ler termos

plugins premium WordPress