Devido ao elevado número de notícias veiculadas nos mais diversos meios de comunicação, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) vem a público se manifestar quanto à questão da distribuição das vacinas entre os profissionais de Saúde e pessoas do grupo de risco da Covid-19.
Assim, faz-se importante deixar claro que o médico otorrinolaringologista segue, desde o início da pandemia, trabalhando incessantemente no atendimento a pacientes com síndrome gripal, o que nos expõe diretamente ao contato primário com o vírus Sars-Cov-2, uma vez que tal atribuição faz parte de nossos trabalhos em pronto atendimentos, consultórios e hospitais. Também somos, desta forma, capazes de atender e diagnosticar os pacientes, o que leva a uma preocupação maior de contágio por nossos associados.
Diante do exposto, bem como em cumprimento às nossas obrigações associativas, vimos a público solicitar ao Ministério da Saúde que priorize o atendimento às pessoas do grupo de risco e aos profissionais de saúde e, em especial, aos médicos otorrinolaringologistas, que atuam na linha de frente desde o início da pandemia.
Por fim, cumprimentamos o Ministério da Saúde pelos esforços desenvolvidos até aqui e nos despedimos ratificando nossos votos de estima e consideração, colocando-nos à disposição.
Dr. Eduardo Baptistella
Diretor Presidente da ABORL-CCF
Gestão 2021