Sou
PACIENTE

Posição da ABORL-CCF sobre cirurgias eletivas em pacientes pós-Covid-19

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) vem a público manifestar seu apoio à declaração conjunta da Sociedade Americana de Anestesiologistas (ASA) e Fundação para a Segurança do Paciente de Anestesia (APSF) a respeito de cirurgias eletivas e anestesia em pacientes pós-infecção pela Covid-19.

Desde que os hospitais voltaram a realizar cirurgias eletivas durante a pandemia, a determinação do tempo ideal para se realizar procedimentos em pacientes que se recuperaram da Covid-19 e do nível adequado de avaliação pré-operatória representa um desafio diante da atual falta de evidências ou de precedentes.

Dessa forma, as orientações a seguir destinam-se a auxiliar hospitais, cirurgiões, otorrinolaringologistas ou outros médicos que realizam procedimentos, na avaliação e programação destes pacientes, estando sujeitas a alterações à medida em que novas evidências surgirem.

De um modo geral, todos os procedimentos não urgentes devem ser adiados até que o paciente tenha cumprido com os critérios de isolamento e cuidados de transmissão e a Covid-19 tenha entrado na fase de recuperação. As cirurgias eletivas devem ser realizadas em pacientes que se recuperaram da doença, de comum acordo entre o otorrinolaringologista e o cirurgião ou outro médico que irá realizar o procedimento.

Clique aqui e confira a íntegra do documento com tradução da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA).

Login do ASSOCIADO

Eu concordo com as politicas de privacidade
plugins premium WordPress