Sou
PACIENTE

Resumo das atividades promovidas no sexto dia do Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia

A sexta e penúltima noite do Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial ofereceu aos mais de 4.600 médicos inscritos no evento uma gama diversificada de temas. Mais uma vez, cinco salas simultâneas foram disponibilizadas aos participantes, com aulas referentes à Estomatologia, Laringologia, Medicina Aeroespacial, Medicina do Sono, Otologia e Rinologia.

Um painel tendo como tema o presente e o futuro no diagnóstico em Medicina do Sono deu início aos trabalhos. Dr. Alexandre Nakasato trouxe o seguinte questionamento: “os métodos simplificados de monitorização do sono são o futuro?”. Em seguida, foi a vez do Dr. George do Lago Pinheiro apresentar aos participantes “o que se deve saber sobre aplicativos do sono”. Por fim, Dr. Edilson Zancanella discorreu a respeito da análise crítica dos critérios diagnóstico para apneia obstrutiva do sono. Ao final das apresentações, foi aberto espaço para perguntas dos participantes que acompanharam o painel.

Na sala de Otologia, o Dr. Ricardo Ferreira Bento moderou uma mesa redonda sobre Tumores do Ângulo Ponto Cerebelar e Fossa Posterior. Os trabalhos foram coordenados pelo Dr. Joel Lavinsky e teve Dr. Paulo Roberto Lazarini, Dr. Marcos Alexandre Pereira e Dr. Ronaldo Nunes Toledo como debatedores. A ação contou também com a participação do convidado internacional Dr. Brian McKinnon, com direito à tradução simultânea aos que acompanharam a mesa. 

Disfagia foi o tema do painel promovido na sala de Laringologia. Na oportunidade, Dra. Roberta Ismael Dias Garcia tratou dos métodos diagnósticos em adultos, Dra. Elza Maria Lemos falou sobre os métodos diagnósticos em crianças, Dr. Geraldo Pereira Jotz abordou os tratamentos em adultos, Dra. Dayse Manrique apresentou os tratamentos em crianças e a Dra. Eliezia Helena de Lima Alvarenga ministrou uma palestra sobre injeção de Toxina Botulínica em glândulas salivares.

Na sala da Rinologia, o Dr. Gustavo Magalhães Freire coordenou uma mesa redonda que trouxe o tema “Rinossinusites agudas complicadas e não complicadas”. A atividade foi moderada pelo Dr. Richard Louis Voegels e contou com Dr. Eduardo Macoto Kosugi, Dra. Eulalia Sakano, Dra. Erica Ortiz e Dra. Shirley Pigatari como debatedores.

Por fim, na sala ABORL-CCF, a pauta era Estomatologia, com um painel a respeito de “Foco nas lesões, o que pensar e o que fazer?”. Dra. Bianca Maria Liquidato iniciou os trabalhos na sala falando sobre Lesões Bolhosas; na sequência, Dr. Matheus Simão Marcos abordou as lesões brancas; em seguida, Dra. Ana Cristina Kfouri Camargo tratou de xerostomia; já a Dra. Cleonice Hitomi Hirata discorreu a respeito de lesões granulomatosas. Por fim, Dra. Paula Moreno falou sobre as lesões aftoides.

Na retomada dos trabalhos após o intervalo, a sala de Otologia reuniu Dr. Iulo Sergio Baraúna Filho, Dr. Luiz Fernando Lourençone e Dr. Walter Adriano Bianchini numa mesa redonda sobre Indicações e Contraindicações em Próteses Auditivas Ósteo-Ancoradas. A mesa foi moderada pelo Dr. Eduardo Tanaka Massuda, com moderação da Dra. Mariana de Carvalho Gouveia e teve ainda, como convidado especial, o especialista austríaco Dr. Oliver Adunka.

Na sala de Medicina do Sono, o tratamento individualizado para a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono esteve em pauta. O painel foi coordenado pelo Dr. Sergio Henrique Trindade e contou com palestra do Dr. Danilo Sguillar, a respeito de fenótipos da Aos. Já o Dr. Bruno Bernardo Duarte falou sobre Effective Ahi; e Dr. Rafael Malinsky discorreu a respeito da Medicina de precisão para tratamento da Saos.

Uma mesa redonda tendo como tema Paralisia Unilateral e Paralisias Seletivas foi realizada na sala da Laringologia. A atividade foi moderada por Dr. Antonio Lobo de Rezende Neto, com coordenação do Dr. Alexandre Minoru Enoki e debates entre Dr. Christiano de Giacomo Carneiro, Dr. Gerson Shulz Maahs, Dr. Bruno de Rezende Pinna e Dra. Andrea Maria Campagnolo.

Já a sala ABORL-CCF promoveu um painel a respeito de Medicina Aeroespacial. Dr. Antonio Augusto Freitas Junqueira falou sobre a congestão nasal e a disfunção da tuba auditiva no ambiente da aviação, Dra. Rosirene Pantaleão Gessinger abordou o impacto do Barotrauma na aviação, e Dr. Guilherme Webster discorreu sobre medicações permitidas e proibidas na aviação. Tudo sob a coordenação da Dra. Juliana Maria Araújo Caldeira.

Por fim, a sala de Rinologia tratou de Olfato em uma mesa redonda composta por Dra. Wilma Terezinha Anselmo Lima, Dr. Roberto Eustáquio Santos Guimarães, Dr. Marco Aurélio Fornazieri e Dr. Marcel Menon Miyake. Com moderação da Dra. Fabiana Cardoso Pereira Valera e coordenação da Dra. Milena Pereira Lopes, foram discutidas questões como vantagens e desvantagens entre os testes olfatórios, avaliação de intensidade, questionário de validação, treinamento olfatório, entre outras. Também foi colocado em discussão casos práticos de pacientes para avaliação dos participantes da mesa sobre a conduta mais indicada a seguir, caso a caso.

Nesta sexta-feira, último dia de trabalhos científicos do evento, os participantes terão oportunidades de acompanhar temas relacionados à Cirurgia Plástica da Face, Medicina do Sono, ORL Pediátrica, Otoneurologia e Rinologia. Assim como nos dias anteriores, a programação tem início marcado para às 19 horas.

Álbum de imagens relacionadas ao conteúdo. Total de 18 imagens.

 Clique aqui para visualizar o álbum de imagens

Login do ASSOCIADO

Eu concordo com as politicas de privacidade

Ler termos

plugins premium WordPress