O quarto dia do Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial contou mais uma vez com 10 atividades promovidas nas cinco salas de aulas simultâneas. Desta vez, destaque para a participação de convidados internacionais em três das dez atividades realizadas.
Os trabalhos foram iniciados com um mini curso na sala de ORL Pediátrica, que teve como tema: “Dicas práticas sobre o manejo da criança traqueostomizada”. A atividade foi coordenada pela Dra. Débora Bressan Pazinatto e as especialistas Dra. Nayara Soares de Oliveira Lacerda, Dra. Juliana Alves de Sousa Caixêta, Dra. Catia de Souza Netto, Dra. Natália Silva Cavalcanti e Dra. Larissa Santos Perez Abreu debateram a respeito do tema.
Concomitantemente, a sala de Rinologia promoveu uma palestra magna conduzida pelo Dr. Aldo Stamm e coordenada pelo Dr. Fabrizio Ricci Romano a respeito de “Conceitos fundamentais em cirurgia nasossinusal”.
Na sala de Laringologia, Dra. Claudia Alessandra Eckley coordenou um painel que teve como tema “Quero uma definição em refluxo laringofaríngeo”. Na oportunidade, Dr. Evaldo de Macedo Filho falou sobre a fisiopatologia do refluxo laringofaríngeo, Dr. Rimon Sobhi Azzam apresentou atualizações em diagnósticos, e Dra. Patrícia Paula Santoro abordou o tratamento baseado em evidências. Ao final das palestras, foi promovida uma discussão ao vivo de casos clínicos.
Já na sala ABORL-CCF, um painel sobre ORL Geriátrica abordou “Particularidades no idoso”. Dr. Herton Coifman falou sobre a questão do equilíbrio em pessoas da terceira idade, Dra. Monica Aidar Menon Miyake ressaltou os perigos da polifarmácia no tratamento do idoso, Dra. Berenice Dias Ramos tratou das alterações na percepção auditiva na terceira idade e o impacto que ela gera na comunicação, e a Dra. Elisabeth Araújo fez um levantamento sobre rinite e rinossinusite no paciente geriátrico.
As participações internacionais tiveram início com a presença do especialista austríaco Dr. Oliver Adunka, na sala de Otologia, em uma mesa redonda que abordou a questão da “reabilitação da surdez unilateral”. Também participaram do debate os Drs. Arthur Menino Castilho, Robinson Koji Tsuji e Rogério Hamerschmidt. A moderação ficou a cargo do Dr. Fayez Bahmad Jr, com coordenação do Dr. Luiz Rodolpho Penna Lima Jr.
Após o intervalo, foi dada sequência aos trabalhos com mais presenças internacionais. Na sala de ORL Pediátrica, a Dra. Eulalia Sakano coordenou uma palestra magna sobre as publicações médicas e não médicas que impactaram a otorrinolaringologia pediátrica nos últimos cinco anos. Coube ao especialista chileno Dr. Alvaro Pacheco conduzir os trabalhos.
Já na sala de Rinologia, com coordenação do Dr. Marcus Miranda Lessa e participação da Dra. Fabiana Cardoso Pereira Valera, o otorrinolaringologista canadense Martin Desrosiers ministrou uma palestra magna a respeito de “Sinusite crônica – o que sabemos e o que não sabemos”.
Na sala ABORL-CCF um painel sobre Alergia discutiu a questão das Rinites. Na oportunidade, Dr. João Ferreira de Mello Jr falou sobre a adesão ao tratamento da rinite alérgica, Dr. Olavo de Godoy Mion tratou do diagnóstico laboratorial e Dr. Thiago Carvalho abordou o tratamento das rinites não alérgicas.
Houve ainda uma mesa redonda na sala de Laringologia, que abordou “Imobilidade bilateral de pregas vocais”, e contou com a participação do Dr. Luiz Ubirajara Sennes, Dr. Márcio Abrahão, Dra. Luciana Miwa, Dr. João Batista de Oliveira Andrade e Dr. Mauro Becker Martins Vieira.
Por fim, na sala de Otologia, Dr. Marcos Coelho Juncal coordenou uma mesa redonda sobre “Táticas e técnicas práticas em timpanoplastia”. A mesa foi moderada pelo Dr. Sílvio da Silva Caldas Neto e contou com Dr. Marcelo Mendes Tepedino Jr, Dr. Ney Penteado de Castro Jr, Dr. Roberto Carlo Bonanomi e Dr. Vagner Rodrigues da Silva como debatedores.
Nesta quarta-feira, dia 25, os trabalhos serão iniciados às 19h, com temas relacionados à Cirurgia Plástica da Face, Otoneurologia, Laringologia, Otologia, Crânio Maxilo Facial e Medicina do Trabalho.