TERMO DE CIÊNCIA E CONSENTIMENTO SOBRE A PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS NA VIGÊNCIA DA PANDEMIA COVID-19 INDICADO E RECOMENDADO PELA ABORL-CCF Indicado e recomendado pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial recomenda a todos pacientes ou seus responsáveis a serem submetidos à cirurgia de PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS NA VIGÊNCIA DA PANDEMIA COVID-19 que tomem ciência das informações abaixo descritas. De acordo com os princípios da ética profissional, que norteiam a relação médico paciente, o médico deve informá-lo sobre os efeitos e possíveis consequências de qualquer procedimento ou tratamento, respeitando o seu direito de decidir livremente sobre a execução de práticas diagnósticas ou terapêuticas. Cabe ao médico privilegiar as escolhas de seus pacientes desde que adequadas ao caso e cientificamente reconhecidas. O presente documento fornece as informações básicas que todos devem conhecer a respeito de sua doença e do tratamento ora proposto.

Nome do Paciente: _______________________________________________________________________________ Idade: ___________
RG: ________________________ CPF: ________________________
Grau de escolaridade: ________________________________________
Responsável: ___________________________________________________________________
Nome do Médico:
CRM nº: Estado:
Data da realização do procedimento: _____/_____/20______
Data da informação sobre o procedimento: _____/_____/20______

COVID-19

A COVID-19 é uma infecção causada por uma nova cepa (novo tipo) do Coronavírus. Leva a sintomas semelhantes aos de outras infecções respiratórias como tosse, febre e dispneia.

Por se tratar de uma doença nova, as informações ainda são pouco precisas, mas têm-se demostrado que sua taxa de transmissibilidade é superior ao de outros vírus respiratórios como o Influenza. No entanto as taxas de letalidade (óbito) pela COVID-19 estão em patamares semelhantes aos de outras infecções respiratórias.

Não é possível afirmar que o procedimento em si possa aumentar as chances de infecção pelo COVID-19. Entretanto há o risco aumentado de se contrair a infecção pelo Coronavírus pela exposição ao ambiente hospitalar, tanto para o paciente como para seus acompanhantes.

Cidade: ___________________________________________ Estado: ________ Data: ____ de _________________ de 20____
Assinatura do paciente: _____________________________________________________________________
Assinatura do responsável pelo paciente: _______________________________________________________

Nota: Artigo 34 do Código de Ética Médica (Resolução CFM nº 2217/2018) e Artigo 9º da Lei nº 8.078/90 - É vedado ao médico deixar de informar o paciente o diagnóstico, o prognóstico, os riscos e os objetivos do tratamento, salvo quando a comunicação direta possa lhe provocar dano, devendo, nesse caso, fazer a comunicação ao seu representante legal.

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
Av. Indianópolis, 1.287 | Planalto Paulista | 04062-001 | São Paulo | SP
Tel (11) 5053-7500 | Fax (11) 5053-7512 | www.aborlccf.org.br | recepcao@aborlccf.org.br

Login do ASSOCIADO

Eu concordo com as politicas de privacidade

Ler termos

plugins premium WordPress